Olá meninas, desculpem a demora pelo post, eu tardo , mas não falho!!!
Vou falar um pouquinho sobre como fazer uma festa em casa, para quem quer economizar, mas não deixar passar em branco essa data tão especial! E fiquem tranquilas, tá na moda!!!
Para começar o planejamento da festa, precisamos decidir 3 pontos iniciais:
- quanto queremos gastar?
- quantas pessoas iremos convidar
- qual o tema da festa (esse item é importante, pois quanto mais usual e comum for o tema da festa, mais fácil e barato serão os itens de decoração)
Pronto, depois de decidir esses 3 itens, vamos pensar no local da festa. Será na sua casa, chácara, salão de festa de prédio (veja se há data disponível para reserva do salão), e assim que fecharmos o local podemos decidir a data!
Quanto as data, festas aos sábados sairão mais caras, pois para muitas famílias será o programa do fim de semana, e elas irão curtir tanto que não terão pressa para ir embora, ou seja, o gasto será maior em bebidas e comidas! A festa do Gui foi no domingo, a partir das 16hrs, gostei, pois as 20:30 hrs já havia terminado, afinal, segunda é dia de branco!
Convite:
Definido, local, tema, convidados e data, vamos ao convite! Normalmente o convite serve para dizer ao convidado como será o "clima da festa. Caso seja uma festa mais formal, em buffet, com decoração, o convite deverá ser coerente ao restante da festa. No caso da festa do Gui, pensando que a festa foi mais informal e para pessoas mais "chegadas", não há problema em mandar um convite virtual!
Convite do Gui, enviado por WhatsApp |
Escolhi o tema Carros pois o Gui está total viciado no filme, e foi demais ver a carinha dele quando entrou no salão apontando para tudo e falando "Caaaaaaooooo", lindo!
Cardápio:
Não há jeito mais econômico e mais gostoso do que a participação da família e dos amigos no preparo das comidas, então aproveite e peça para aquela amiga que faz um brigadeiro delícia, fazer para você, compre os ingredientes e peça para ela dar o ponto e você pode enrolar! Salgadinhos sempre serão a opção mais barata e prática, mas você também pode fazer um cachorro quente e pipoca para diversificar o cardápio e sempre agrada a todos os gostos! Quando as bebidas, o básico, água, suco natural, refri e cerveja (marido se nega a fazer uma festa sem cerveja)! Deixe os salgados nas mesas dos convidados e pode fazer uma mesa separada para deixar as bebidas, para os convidados se servirem. Convoque alguém próximo para ajudar a servir ou ofereça um dinheirinho extra para alguém te ajudar (sua faxineira, babá do seu filho, etc).
Decoração
Quanto a decoração, vale de tudo: um pulinho na Rua 25 de março (se você morar por perto), compras online (dentro ou fora do Brasil, mas essa última opção tem que ser com bastaaaaaante antecedência), pesquisa em sites para inspiração e fazer você mesma!
Lembrancinhas:
Para as lembrancinhas das crianças vale usar a criatividade, pode ser desde sementinha de Planta para elas plantarem e cultivarem (se tiver a ver com o tema), até kit de pintura ou um brinquedo educativo.
Recreação:
Dependendo do lugar, se não tiver brinquedos disponíveis vale a pena separar um tempinho a mais para inventar brincadeira para as crianças, agora se essa não é sua praia ou se você não quiser ficar com esse compromisso durante a festa, separe um dinheiro do orçamento para aluguel de brinquedos e/ou recreação, não tem nada mais chato para criança do que uma festa sem nada para fazer!
Festa do Gui:
Abaixo vou mostrar os detalhes da festa do Gui
- Fizemos a festa para 50 pessoas: 40 adultos e 10 crianças e gastei em torno de R$ 1500,00, incluindo aluguel do salão do prédio, decoração, comida e bebida!
- O cardápio foi salgadinhos, pipoca, e mix de amendoim, bolo e docinhos (brigadeiro, beijinho e brigadeiro branco - minha mãe e as amigas que fizeram)
- Para o bolo, pedi para minha fazer aqueles bolos gelados, embrulhados no papel alumínio (me deu vontade) e ela fez a mesma receita da minha festa de 1 ano.
Bolo Gelado |
Receita do Bolo Gelado
6 ovos (claras separadas)
3 Xícaras de açucar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de leite fervendo
1 colher (sopa, cheia) de pó royal
Bater as gemas com o açúcar até ficar branco, alternando a farinha e o leite, desligue a batedeira e por ultimo por as claras e o pó royal peneirado. Colocar em forma com papel manteiga e untar (a forma tem que ser a retangular e a maior de todas, é um bolo grande)
Fazer um creme ralo para passar os pedaços:
1 Litro de leite
2 colheres cheia (sopa) de maizena
1 lata de leite condensado
5 colheres de açúcar
Baunilha
Leve ao fogo até ferver
Quando o creme estiver morno passe os pedaços de bolo e passe no coco (bastante coco)
Obs:
Se vc quizer rechear o bolo, cozinhe 1lata de leite condensado e misture meia caixinha de creme de leite e recheie
Faça e coma bastante que é muito bommmmmmmmmmmm (palavras da minha mãe)
- A decoração foi um mix de coisas!! Vi em um grupo de mães que eu participo, uma mãe mostrando toda orgulhosa o bolo fake que tinha feito para a festa do filho dela, mandei uma mensagem perguntando o que iria fazer com o bolo após a festa, e ela falou que me venderia. Junto com o bolo ela me mandou algumas outras coisas que ela usou na festa e tudo (com o frete) ficou R$ 200,00. As garrafinhas, as bexigas, os tecidos, as lembrancinhas (uma caneca com o desenho do Carros para as crianças pintarem, um kit de giz e uma bolinha de sabão) e a papelaria comprei na 25 de março.
A minha sorte foi que um primo do meu marido estava nos EUA e me trouxe os balões de hélio, pratinhos, guardanapos e a vela, tem uma loja maravilhosa lá que chama PartyCity, vale muito a pena para quem tiver a oportunidade!
Além disso, usei os brinquedos dele para dar uma "enchida" na mesa, que era muito grande!
Mesa do bolo |
Mesa (o Gui ta tentando comer a vela) |
Garrafinhas cobertas com bexigas - tem vídeo no IG |
Detalhe das mesas |
A festa foi muito legal, desencanada, tranquila, todo mundo gostou e o melhor de tudo: o Gui se divertiu e curtiu muito!! Isso não tem preço!
Espero ter ajudado vocês! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário