Você está linda e bela amamentando seu bebê, quando descobre que está grávida!
E aí? Continuar ou não amamentando? O que é verdade e o que é mito de tudo que se ouve em relação a amamentação de duas crianças de idades diferentes.
Conheça um pouco mais sobre a amamentação TANDEM.
É fato que o ato de amamentar libera ocitocina, hormônio responsável pelas contrações uterinas e que ajuda na "limpeza" e regressão do útero após o parto, mas não há estudos comprovando a relação entre amamentar na gestação e aborto e nem contra indicação médica, a não ser em casos de gravodez de risco. É claro que seu médico deverá estar sempre informado sobre a sua decisão de continuar amamentando, pois a qualquer sinal de intercorrência da gestação, ele poderá recomendar que se interrompa a amamentação.
Há muitos casos relatados de filhos que fazem o desmame natural durante a gestação da mãe, e isso é atribuído a mudança de sabor, textura e quantidade do leite devido há mudança hormonal que a mãe sofre durante a gestação, se caso isso aconteça, não há com o que se culpar, é um processo extremamente natural.
Separei algumas orientações para as mães que tem interesse nesse tipo de amamentação:
- os seios ficaram mais sensíveis e mais doloridos durante a gestação, podendo ser mais diíicil para a mãe amamentar o mais velho.
- a amamentação dos filhos podem ser feitas simultaneamente ou em momentos diferentes.
- sempre ofereça primeiro o peito para o filho mais novo
- em caso de amamentação simultânea, alterne os peitos, para que o bebê menor mame nos dois peitos.
- o corpo irá produzir o colostro entre o segundo e terceiro trimestre de gestação e se não houver rejeição pelo mais velho devido a alteração de sabor, deve-se, na fase inicial oferecer com mais frenquência o seio para o recém nascido.
- além dos anticorpos da mãe, o bebê também receberá anticorpos do irmão, porém deve-se agir com cautela, se caso o filho mais velho esteja com alguma doença contagiosa, deve-se evitar a amamentação tandem durante o período.
Não será uma decisão fácil, pois envolve muitas questões, mas quanto mais você se informar, mais fácil será e lembre-se: a decisão será sempre da Mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário