terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como escolher as roupinhas para o enxoval!

Eis que chega a hora mais gostosa da preparação do enxoval: comprar as roupinhas dos nossos bebês!

Não tem como não imaginar um corpinho fofo dentro daqueles macacões, camisetinhas, calças, vestidos, sapatinhos, etc! Cuidado!!!! Também é nessa hora que cometemos os maiores erros!

Abaixo algumas dicas de como diminuir os erros para calcular as roupas que devemos comprar! Sim, diminuir, pois por mais que planejamos tudo certinho, não temos como saber qual será a velocidade de crescimentos dos nossos bebês!

- primeira e mais importante dica: saber a estação do ano que o bebê nascerá, e mais, fazer uma pesquisa em sites metereológicos para ver o histórico do clima na sua cidade/região (www.climatempo.com.br/climatologia). Parece exagero, eu sei, mas tudo que puder ajudar, é bem vindo!

- não exagerar na quantidade! Isso mesmo, por mais que sabemos que o bebê perde muita roupa, que as vezes nem chega a usar todas, mesmo assim não resistimos frente a um modelo fofo, que mesmo depois do enxoval comprado, caímos em tentação e compramos"só mais essa peça"!

- não esquecer das peças quentinhas mesmo no verão! É claro que se o bebê for nascer em uma época quente, não precisamos comprar varias roupas de frio, mas não podemos esquecer que mesmo no verão acontecem dias mais fresquinhos e para o bebê pode ser frio. Então lembrar de ter pelo menos um cobertor quentinho, dois pijamas beeem quentes (tecidos mais pesados) e duas trocas de roupas quentes para o dia, além de um casaquinho.

- na idade de 0-3 meses, seu bebê precisará de roupas mais confortáveis do que fashion. Eu sei que a gente enjoa um pouco de vestir nossos bebês como bebês, as vezes queremos colocar um calça jeans, uma polo (no caso de meninos) e fitas, vestidos e sapatilhas nas meninas. Mas lembre-se que até os 3 meses o pescoço ainda não está firme, e eles ficam meio "desengonçados"no nosso colo ou no carrinho, e as roupinhas ficam todas amontoadas!!!rsss Prefira roupas de algodão e de preferencia uma peça só, como bodies e macacões e calças de malha com tecidos bem molinhos

- a regra acima serve também para sapatos. Até 3 meses prefira as opções de meia que imitam tenis ou sapatilhas. No meu caso, eu não aguentei e compre um tênis de tecido pro Gui e não me arrependi, acho que um par para ocasiões especiais e de uma cor neutra, vale a pena.

- para as estações frias tenha sempre um kit de bodies branco liso (manga longa) desde o tamanho RN (se o mês do nascimento for frio). Ele é indicado para colocar por baixo das roupinhas para proteger a pele do bebe nos primeiros meses, que é super sensível, dos zíperes, apliques de bordados ou botões. Além disso, no inverno colocamos o bodies por baixo dos macacões (o que ajuda a esquentar).

- aproveitando o item "body", tenha sempre um mix de bodies mangas longas e curtas, lembrando de ter em maior quantidade os de manga longa para os meses frios e mais de mangas curtas para os meses quentes, só não esqueça de ter sempre as duas opções para as variações climáticas de cada estação. Indico um número aproximado de 10 bodies por tamanho.

- compre no mínimo dois pares de luvas P e opte pelo modelos de roupinhas em que o punho dobra e vira uma luvinha. No primeiro mês de vida a unha do bebê é muito fininha e cresce muito rápido e eles se arranham muito! Sempre via fotos de bebes recém-nascidos com luva e achava um exagero da mãe, pois as vezes nem estava frio, mas o objetivo maior é proteger o bebê das auto arranhadas!!!

- Garanta algumas peças tamanho RN. Esse tamanho será usado pelo seu bebê se ele nascer com menos de 3.500g ou até ele atingir em torno desse peso. Como os bebês crescem bem rápido, adquiria umas 4/5 peças dessa numeração que já está bom!

- Tenha em qualquer tamanho os famosos macacões, eles são super práticos e tanto de manga longa quanto de manga curta servem como ótimos pijamas, pois por terem o pezinho o bebê fica protegido a noite toda sem o perigo da calça subir e deixa-lo descoberto (já que o cobertor não pára em cima deles). Para esse item faço o mesmo cálculo dos bodies, tenha um mix (manga longa e curta) de 10 unidades por tamanho, levando em conta o clima.
*macacões com pezinhos duram menos que os sem pezinho, pois o tamanho é limitado, por isso, é legal também ter modelos sem os pés para usar de dia.

- Não esqueça (como eu esqueci) dos mijões ou culotes. Nos meses gelados colocamos, junto com os bodies, por baixo das roupas quentes, deixando os bebês mais protegidos. Nos tamanhos menores é mais comum encontrarmos as opções que viram o pezinho, porém nas numerações a partir dos 3m, opte pelas versões que já vem com o pezinho, pois protegem mais os bebês do frio e não ficam subindo, já que um dos objetivos é coloca-lo por baixo de outras roupinhas.




Kit Bodies manga curta

Kit bodies manga longa






Bodies que viram luvinhas
Culotes que viram pezinho


Meias que imitam tênis


Macacões



Roupinhas de marca famosas


Bom, com essas dicas já em mente, temos que nos focar no fundamental para comprar o enxoval: a grana! Faça uma média de qto tem para gastar, lembrando que não é só de roupa que se faz um enxoval! Adquira tudo que for necessário e se ainda couber no orçamento, se dê ao luxo daquela roupinha mais transada, de marca famosa que a gente adora!

Fiz uma listinha que inclui roupas até 1 ano de idade. Não estou sugerindo quantidades nas roupinhas porque isso vai depender da época do ano que o bebê nascer.

ROUPINHAS

· Body manga curta
· Body manga longa
· Macacão com e sem pé
· Macaquinho de verão
· Mijão / Culote (Calça de usar por baixo) com ou sem pé ( Nos EUA não vende essa calça com pé, tem que comprar aqui no Brasil)
· Camiseta manga longa
· Camiseta manga curta
· Camisa manga longa
· Camisa manga curta
· Casaquinho
· Calça
· Shorts
· Pijama
· Meia
· Gorro
· Luva
· Chapeuzinho
· Babador
· Sapatinho
· Tênis
· Sandália

Espero ter ajudado nessa árdua tarefa que é decidir que roupinhas comprar para o enxoval do bebê. Qualquer dúvida quanto à lista, é só deixar um comentário abaixo.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário