segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diferenças entre Pomadas para Assaduras

O assunto agora é ASSADURAS. Vou falar desse assunto na teoria, pois tive o privilégio de não passar por esse sofrimento com o Gui! Se foi sorte ou se foi a marca da pomada e os cuidados que tive com ele, eu não sei e nem vou pagar para ver!!rss O fato é, temos muitas opções de pomadas e o que dá certo com o bebê de uma amiga as vezes não dá certo com o seu bebê. Então aí vão algumas dicas para prevenir!




Primeiro, alguns cuidados básicos são essenciais, nada adianta um montão de pomada em um bumbum sujinho! Portanto, trocar as fraldas periodicamente, evitando deixar o bebê em contato com o cocô ou xixi por muito tempo é fundamental para prevenir as temidas assaduras.
Eu sou fã do lenço umedecido, mas por muito que li e vejo com minhas amigas, eu sou uma pequena parcela, pois o lenço umedecido não só é totalmente contra indicado quando o bebê apresenta assaduras, como pode ser a causa!! Então, nos primeiros sinais do aparecimento da assadura, se você estiver usando os lencinho, suspenda esse uso, e após o tratamento fique atenta se ele não é alérgico ao produto.
O mais indicado para a limpeza dos bumbuns é o algodão com água e se for necessário, um pouco de sabão para pele de bebê, sempre enxaguando bem, e mais importante ainda: sempre SECANDO MUITO BEM o bumbum! Caso o bebê já esteja com assadura, vale até secar com um secador de cabelo, claro que tomando cuidado para não queimar a pele do bebê.

Uma dica bacana para ajudar a pele do bebê respirar é deixa-lo sem fralda por um período. Eles adoram! Deve ser bem chato ficar com aquele plástico o dia todo! Então aproveite uma troca de fralda, limpe bem a região, coloque uma fralda de pano embaixo e deixe ele bater as perninhas feliz e torça para o estrago não ser grande!!rsss Essa atitude é quase que uma regra quando o bebê tem assaduras, pois ajuda muito na cicatrização da pele.

Para falar das pomadas, vou usar depoimentos de amigas, dicas da pediatra e fórmula das pomadas, pois desde que o Gui nasceu só uso a mesma pomada. Alias, usei uma única marca diferente, vou falar sobre isso no fim do post!! Então se vocês tiverem opinião ou experiência diferentes do que eu escrever aqui, podem ficar a vontade para deixar seu comentário ou escrever um email para donamaebaby@gmail.com.

Os produtos  mais adequados para o tratamento  e prevenção de assaduras, são normalmente feitos à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos.

Primeiro vou falar dos produtos vendidos no Brasil:
Hipoglós: a marca mais conhecida no Brasil, ainda é bem recomendada pelas mamães, principalmente pelas vovós que usaram muito com a gente! Mas hoje em dia temos mais opções e a Hipoglós ficou com a fama da pomada grossa que não espalha direito e é difícil de remover!

Bepantol Baby: a consistência é bem melhor que a Hipoglós, mais fácil de aplicar e de retirar. O ponto negativo: a embalagem é pequena.

Weleda: bastante indicada pelos pediatras, pois a fórmula é bem parecida com as pomadas americanas (já que ela é americana) e fácil de encontrar nas farmácias do Brasil. O lado ruim é o preço e o rendimento, pois como só é encontrada em bisnagas o custo/benefício acaba ficando alto!

Ainda entre as pomadas usadas no Brasil, existe a Nistatina e Óxido de Zinco (Dermodex ou Genérico), que funcionam super bem para assaduras. Entretanto, como essa pomada é considerada um medicamento, eu optei por não inseri-la na lista de pomadas. Ela é indicada tanto na prevenção quanto no tratamento de assaduras.

Agora as mais vendidas nos EUA:
Desitin azul e roxa: bem famosa nos EUA e item obrigatório nas mamães que vão fazer enxoval fora, é a que eu escolhi para usar no Gui e super recomendo! A diferença básica entre a Azul e a Roxa, é a concentração de óxido de zinco, 13% e 40% respectivamente. Ambas são vendidas tanto em bisnaga como em pote de 454g, o que a torna econômica também.
A Azul é indicada para usar durante o dia, pois é mais cremosa e fácil de remover. 
A Roxa é indicada para uso noturno, pois é mais concentrada e consistência mais firme (mas mesmo assim é fácil de aplicar e remover). A Roxa também é usada no tratamento das assaduras, não só na prevenção.
* eu só comprei a roxa e uso durante o dia e a noite, não tem contra-indicação e pode ser um dos fatores do Gui ter se livrado das assaduras até agora.

A+D: também bastante conhecida no EUA, a diferença é o componente principal, nesse caso a Vitamina A e D. Questionei a pediatra do Gui sobre a diferença da Desitin e da A+D e a resposta foi que ambas são bem eficientes, porém a A+D tem a consistência parecida com a nossa Hipoglos, o que a torna mais difícil de aplicar e remover. Também é encontrada na versão bisnaga e pote.

Vaseline: quando estava passando no caixa do mercado nos EUA a operadora de caixa me questionou o por quê eu estava levando Desitin e não Vaseline. Informei que foi uma recomendação médica aqui do Brasil e ela me falou que cuidou dos 4 filhos dela com Vaseline. Me parece uma opção bem popular nos EUA e a sua fórmula é basicamente de Petroleum Branco, ou seja, Vaselina! Não conheço ninguém que faça uso de vaselina para o tratamento de assaduras aqui no Brasil, mas gostaria de ter mais informações. As vezes achamos que o que é bom custa caro e nem sempre isso é verdadeiro, quem sabe aí não está uma opção barata para prevenir assaduras.


Equate Diaper Rash Relief: lembra que eu falei que só tinha mudado uma vez a marca da pomada de assadura do Gui? Então essa mudança não foi proposital!!rss Quando estava comprando as Desitin no Wall Mart em Orlando, sem querer peguei junto uns 3 potes dessa Equate (que é a marca própria do Wall Mart). Eles são bem espertinhos e deixam esses potes do lado da Desitin e a embalagem é muuuito parecida! Só fui perceber que tinha me enganado quando cheguei no Brasil e fui tirar as coisas da mala, aí o jeito era usar! A formula é idêntica a Desitin roxa (40% de óxido de zinco) e o resultado também! Não tive problema nenhum com a mudança, o preço é inferior e a única diferença é a consistência - a Desitin é mais parecida com um mousse, bastante cremosa e a Equate é mais densa, mas nada que dificulte sua aplicação. 
Embalagem e conteúdo inspirado na Desitin

Super recomendada

O objetivo maior desse blog é falar sobre os produtos disponíveis para os nossos bebês, por isso não vou entrar a fundo nos problemas que as assaduras podem causar (além claro, do incômodo) e seu tratamento. Por isso, vale sempre lembrar que devemos procurar orientação médica para qualquer alteração na saúde dos nossos filhotes.

9 comentários:

  1. Mais um post super esclarecedor! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dona Mãe, sou de ResendeRJ e não encontro desitin 40%, vc sabe alguma loja virtual de confiança q eu posso encontrar? Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata! Eu tenho uma loja virtual no instagram @donamaebaby e www.facebook.com/donamaebaby tenho a desitin roxa bisnaga !

      Excluir
  3. Oi dona mãe, não tenho face book, nem Instagram. Sua loja vital já está como site?

    ResponderExcluir
  4. Oi dona mãe, não tenho face book, nem Instagram. Sua loja vital já está como site?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!! Faço uso do Vaseline na minha bebê e ela nunca teve assaduras. É uma pomada transparente, fácil de espalhar e retirar. Super recomendo ela

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!!! Faço uso do Vaseline na minha bebê e ela nunca teve assaduras. É uma pomada transparente, fácil de espalhar e retirar. Super recomendo ela

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Apenas corrigindo a informação passada pela Pediatra, ao contrário do que ela diz, a A&D não é parecida com a Hipogloss, não é difícil de passar, nem muito menos de retirar. Eu uso a amarela no meu filho, desde que ele nasceu e como prevenção é excelente, ela tem a consistência de um creme, porém é translúcida, um cheirinho leve e ótima para espalhar e retirar! Já a A&D azul é para tratamento, é branca, um creme que não é grudento, super eficiente, a composição é muito diferente a Desitin roxa e azul e, de fato, ambas são ótimas, mas completamente diferentes!

    ResponderExcluir
  8. Ola! Gostaria de fazer uma correção, eu uso a pomada a+d desde sempre na minha filha e não tem nada semelhante à consistência da hipoglos como fala no texto. A cor e a consistência da a+d são bem diferentes. A+d é amarela e transparente, leve de fácil aplicação e limpeza, enquanto a hipoglos é branca, pastosa, grossa, difícil de espalhar na pele e de retirar.

    ResponderExcluir