hoje vamos falar de um assunto que eu acho que gera dúvidas em 99% das mamães: como escolher o modelo/marca de mamadeira e chupeta para os bebês.
Não vou me prender à questão de oferecer ou não esses produtos para os bebês, isso cada mamãe terá que fazer uma auto avaliação e decidir o que acha melhor conforme sua necessidade. Muitas, não terão opção e terão que ofertar o leite via mamadeira, então esse post serve para auxilia-las durante essa difícil escolha com muuuitas opções disponíveis no mercado!
Antes de escolher, vale a pena ressaltar algumas informações importantes:
- o Ministério da Saúde adverte: a criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta
- em qualquer tipo de bico de mamadeira, o posicionamento da língua e lábios do bebê não será o mesmo do que durante o aleitamento materno.
- para algumas marcas existem bicos diferentes para cada idade da criança, sendo que a diferença entre eles são o nível de fluxo do liquido liberado, ou seja conforme a criança vai crescendo mais buraquinhos tem o bico. Essa informação é facilmente encontrada nas embalagens da mamadeira, por isso fique atenta, principalmente se for fazer enxoval fora do país, já traga bicos suficientes para as diferentes fases do bebê, pois pode correr o risco (dependendo da marca escolhida) de não encontrar no Brasil.
Exemplos da diferença de fluxo do leite conforme a idade |
ATENÇÃO: NUNCA corte o bico da mamadeira com uma tesoura para aumentar o fluxo do líquido, além do perigo de engasgos, a criança não irá trabalhar corretamente a musculatura da bochecha, lábios e língua, podendo ter consequências no desenvolvimento de fala, formação da arcada dentária e problemas de deglutição.
Começando a falar de produto, os bicos das mamadeiras podem ser de latex ou silicone, de forma geral o silicone é mais rígido do que o látex. Por ser mais mole o latex pode ser mais facilmente aceito pela criança, porém ele não mantém seu formato dentro da boca do bebê, ou seja, tem maiores consequências ortodônticas para o bebê do que o silicone.
Bico Ortodôntico:
É aquele que mais se assemelha com o formato do bico do seio da mãe quando o mesmo está sendo sugado dentro da boca do bebê. Mais estreito na base e com a ponta achatada, "força" a sucção do bebê, estimulando toda a musculatura fonoarticulatória. Porém para se obter o resultado esperado, a mamadeira tem que ser apresentada formando um angulo de 90 graus em relação ao bebê.
exemplo de bico ortodôntico |
Forma correra de apresentar a mamadeira |
Bico Anatômico
É o que há de mais moderno no mercado de mamadeiras. Esse bico tem o objetivo de reproduzir o formato do seio materno, tentando facilitar a adaptação do bebê. Várias marcas já disponibilizam esse modelo e o resultado, se tratando de adaptação tem sido positivo. Lembrando que a mamadeira deve ser retirada gradativamente da rotina do bebê a partir dos 12 meses, sendo substituida pelos bicos e/ou copos de transição.
Bico anatômico - latex |
Bico anatômico - Silicone |
Bico Convencional
Talvez seja o bico mais conhecido e usado, por ser o mais antigo. Disponível em várias marcas, com diferentes materiais ainda é bastante procurado pelas mães - que o escolhem ou por preferência ou por não saber dos outros modelos disponíveis (meu caso quando fiz meu enxoval - gostei bastante do modelo, não tive problemas com a adaptação do Gui)
Bico convencional - latex |
Bico convencional - silicone |
Além do formato e material do bico, também existem diferentes materiais para o pote da mamadeira, além de tecnologia anti-refluxo e anti-cólica, mas isso será assunto para um próximo post! ;)
Por mais que levemos em consideração todas as dicas em torno de formato, material, densidade, etc só podemos saber se a decisão foi acertada na hora de oferecer o produto ao bebê. É realmente um jogo de tentativas alguns acertos e muuuuitos erros! Porém podemos minimizar os erros quando estamos bem informados!!!
Beijos, boa sorte e se puderem deixe comentários com a experiência de vocês, com certeza ajudará outras mães! ;)